segunda-feira, outubro 25, 2010

Como Iniciar no Radioamadorismo

Muitas pessoas me perguntam, seja via e-mail, telefone ou mesmo pessoalmente, sobre o procedimento para se tornar radioamador. Algumas querem somente utilizar o Echolink, outras manter comunicados à distância (DX) e outras apenas utilizar o VHF. Seja qual for a modalidade que você escolher, é imprescindível que você tenha um indicativo licenciado pela Anatel.Para ser radioamador é necessário que você faça um exame que contemple as provas de Legislação, Técnica e Ética Operacional. O exame não é difícil, mas requer bastante atenção do candidato.Dependendo do local onde você reside, talvez venha a ter alguma dificuldade para encontrar exames próximos à sua cidade, mas qualquer dificuldade se torna menor quando levamos em conta que a multa por utilizar o espectro de frequências sem indicativo pode chegar a R$10.000,00 + processo na Polícia Federal.Bem, os passos que você deve seguir são:
1 – Você poderá realizar seu exame tanto em alguma cidade onde a LABRE realizará um exame ou diretamente na Anatel. Para a primeira opção, você deverá entrar em contato com a LABRE de seu estado e verificar uma cidade e uma data disponível. Você deverá fazer a sua inscrição, pagar as taxas correspondentes e aguardar a data do exame. Para a segunda opção, você deverá entrar em contato com a ANATEL e verificar como deve proceder para efetuar o exame.
Telefones das LABREs podem ser verificados selecionando a LABRE de seu estado neste link: LINKS LABRE. O Telefone da Anatel em São Paulo é (11) 2104-8893 begin_of_the_skype_highlighting              (11) 2104-8893      end_of_the_skype_highlighting.
2 – Após marcar a data e o local de seu exame, estude através das apostilas disponíveis na Internet. O CRAM disponibiliza uma apostila na seção de downloads.
3 – Após fazer o exame, o resultado costuma ser divulgado pela LABRE e também pela Anatel. Com sua aprovação no exame, você poderá dar entrada no requerimento de seu indicativo diretamente na Anatel ou mesmo através da LABRE.
4 – Se você for reprovado em alguma das provas, poderá fazê-las novamemte numa próxima oportunidade (somente as provas nas quais você foi reprovado).
Bem, espero que este artigo tenha ajudado um pouco. Qualquer dúvida não hesitem em contatar a Anatel, a Labre ou mesmo a mim (pu2laa@cram.org.br), que tentarei dar todas as informações que estiverem ao meu alcançe.
73 a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário