quarta-feira, dezembro 01, 2010

146.770MHz Santa Rita do Passa Quatro Retoma as atividades de Radioamadorismo

Por PY2JF – João Roberto S. G. Ferreira

Neste último sábado, 27/11/2010, eu e o PU2LAA – Junior fomos até Santa Rita do Passa Quatro reinstalar a repetidora PY2KSR (146.770Mhz). Ela ficou meses fora do ar para uma revisão geral e ajuste de duplexador. Chegamos ao Morro do Itatiaia por volta das 15h. Nem tudo saiu como esperávamos, pois tivemos problemas com a potência de saída do transmissor  e também com o duplexador. Este último foi ajustado em laboratório e não casou com a impedância da antena. Depois de muito mexe aqui e alí, conseguimos superar os problemas e a repetidora está no ar a todo vapor.

Fizemos testes com vários radioamadores com boas reportagens. Conseguimos contatos com as seguintes cidades (distância):

Aguaí (82Km)
Campinas (150Km)
Casa Branca (55Km)
Descalvado (29Km)
Guaxupé (120Km)
Limeira (98Km)
Mococa (93Km)
Mogi Guaçu (124Km)
Pirassununga (34Km)
Porto Ferreira (12Km)
Ribeirão Preto (78Km)
São Carlos (66Km)
São José do Rio Pardo (83Km)
Vargem Frande do Sul (77Km)

Se estiver no alcance do repetidora (veja mapa abaixo), não deixe de manter escuta para nos ajudar nos testes de desempenho. Deixe seu comentário dizendo o sinal que ela chega, sua cidade e antena que utiliza. Se possível, informe também qual a menor potência que precisa usar para acioná-la. Pelo nossos testes, Campinas, a 150Km,  foi a cidade mais distante com a qual obtivemos contato. Segundo PY2FI – Fábio, ela colocava sinal 6 em sua antena GP6.

Já na volta para Americana (136Km), obtivemos os seguintes resultados:
Até quase chegando em Leme, sinal máximo (9+). Entre Leme e Araras, seu sinal se mantinha forte nas partes altas e variava entre 3 e 5 nas partes baixas. Já em Limeira, quase sem sinal nas partes baixas e um máximo de 5 nas partes altas. Em Americana, chegava no limiar do ruído, mas mesmo assim conseguíamos acioná-la. Isso significa que ela está bem sensível. Acredito que com uma antena externa, não teremos problema em utilizar a repetidora aqui de Americana.

No passado, era comum encontrármos colegas de Franca utilizando a repetidora. Se isso se repetir, um contato entre Campinas e Franca seria possível e a distância das duas extremidades ultrapassaria 300Km.  Nada mal para uma repetidora instalada a 1050m (1000m de altitude + 50 de torre).

Durante essa instalação, levei minha filmadora e gravei todo nosso trabalho. O resultado foi um vídeo de 26 minutos que mostrará como o trabalho se desenvolveu. Dará uma boa idéia aos radioamadores que nunca acompanharam  a manutenção de uma repetidora. Esse vídeo será o episódio 10 do CRAM TV , que irá ao ar no próximo sábado, dia 04/12/2010.

Indicativo:       PY2KSR
Frequência:     146.770MHz
Subtom:             74.4Hz

Nenhum comentário:

Postar um comentário