sexta-feira, março 11, 2011

JAPÃO EM ESTADO DE DESESPERO E CALAMIDADE TOTAL

A internet já provou que é a campeã na divulgação de informações em tempo real, mas as mídias sociais estão cada vez mais eficientes nesse quesito, superando grandes portais e redes de notícias. E a principal delas é o Twitter, o escolhido para ser o grande comunicador sobre o terremoto e o tsunami que atingiram hoje o Japão.

Apesar de centenas de piadinhas com a tragédia (que estão causando inclusive polêmicas no serviço de microblogging), a maioria dos usuários do Twitter está se solidarizando com as vítimas e permanece engajada em ajudar e divulgar novidades sobre o país. O terremoto de 8,8 pontos na Escala Richter é o maior tremor que atingiu o Japão em sete anos, e o 7º maior na história, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), mas a Agência de Metereologia Japonesa considera este o terremoto mais forte registrado no país.

Seguindo as hashtags #prayforjapan, #tsunami, #japon, #japao ou #jishin (que significa “terremoto”, em japonês), dá para acompanhar as notícias e informações postadas no serviço e ler os comentários de usuários sobre a tragédia. Até o fechamento desta nota, os TTs mundiais eram todos relacionados aos terremotos e tsunamis.

Entre os perfis que estão divulgando notícias sobre o terremoto e suas consequências estão o da jornalista Samantha Shiraishi (samegui), o da repórter Silvia Kikuchi (silviakikuchi) e o da atriz Geovanna Tominaga (getominaga). Já a atriz Daniele Suzuki (danisuzuki) está no Havaí e transmite informações dos preparativos locais para o Tsunami que chegou à costa agora à tarde.

A Google também está atuante e já criou a página de seu Person Finder, serviço já usado no terremoto da Nova Zelândia e do Haiti, especial para o desastre no Japão: japan.person-finder.appspot.com/?lang=en.

As autoridades japonesas estão pedindo a todos que tenham parentes ou amigos no Japão que se comuniquem via web, utilizando serviços como o próprio Twitter e o Skype, para que as linhas telefônicas permaneçam livres para chamadas de emergência.

Para quem desejar informações mais seguras sobre os terremotos, a Embaixada do Brasil em Tóquio atende pelo email comunidade@brasemb.or.jp ou pelo número +81 3 3404-5211.

Mais notícias em ndauer.geek.com.br/blogs/50-geek

Nenhum comentário:

Postar um comentário