quarta-feira, abril 27, 2011

CÓDIGO MORSE EM MARTE? ISSO MESMO!!!

Por PY2JF – João Roberto S. Gândara Ferreira.

Quando o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA construiu o novo robô explorador – este se chamado Curiosity (Curiosidade) – para enviar ao planeta vermelho no final deste ano, eles se divertiram um pouco com ele. Em 2007, quando a equipe estava montando o Curiosity, suas rodas tinham um padrão em relevo na banda de rodagem que deixava marcado JPL por onde quer que ele passasse.

“Na época, eu perguntei se o robô final teria esse padrão nas rodas, e disseram, não, não vamos fazer propaganda do laboratório na volta de cada uma das rodas do Curiosity; o robô final terá algum outro padrão”, disse Emily Lakdawalla da Sociedade Planetária em seu blog. Lakdawalla é a coordenadora de Ciência e Tecnologia da organização.

Lakdawalla disse que não há nada de especial no formato das pegadas do Oportunity (Oportunidade); eles são apenas furos quadrados que serviram para prender com parafusos o Robô a um módulo de aterrissagem da sonda durante a viagem e pouso. Oportunity é o nome do robô que foi enviado a Marte em 2003. “Mas o Curiosity não precisa de nenhum furo especial em suas rodas, pois não será preso a nenhum módulo de aterrissagem. Então os engenheiros fizeram o formato das pegadas da maneira que quiseram.”

Mas em Março de 2011, ela viu um vídeo do robô com ele é hoje: “Eu tive que rir quando vi aquelas marcas das rodas no chão. Mas antes de explicar a razão, eu devo informar que elas são muitos úteis, pois o padrão formado torna bem fácil tanto ao operador em terra quanto ao robô determinar visualmente quanto ele percorreu usando o sistema de imagem em sua traseira.”

Mas afinal, qual padrão o JPL escolheu para as rodas do Curiosity? Um que Lakdawalla chamou de “muito divertido”. Os furos da banda de rodagem são quadrados curtos e retângulos longos – assim como pontos e traços de código Morse. E como se diz JPL em código Morse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário