quarta-feira, abril 27, 2011

CRAM DOARÁ DUAS ESTAÇÕES REPETIDORAS VHF PARA REGIÕES DESPROVIDAS DE COBERTURA

Por PY2JF – João Roberto S. Gândara Ferreira.
Como de costume na ocasião de nossos encontros, nosso grande colega PY2WFG – Wilson “Wiltec” fez uma doação de equipamentos, e esses seriam sorteados durante o Terceiro Encontro do CRAM ocorrido dia 16/04/2011. Como essa doação tratava-se de duas robustas estações repetidoras de VHF Motorola P-III, resolvemos fazer algo mais coerente que apenas sorteá-las entre os presentes.

Nós vamos revisá-las, ajustá-las, deixá-las em perfeito estado de funcionamento, licenciá-las, e doá-las  à quem realmente precisa, ou seja, colegas que residam em regiões do estado não atendidas por repetidores na faixa de VHF. Afinal, em nossa região, nem há mais frequências livres para mais repetidoras, e muitas delas, cobrem praticamente a mesma região. Para terem uma idéia, só num raio de 50Km de Americana existe mais de 15 repetidores! Portanto não precisamos de mais por aqui, mas sim ampliar a abrangência de áreas desprovidas de cobertura.

Para garantirmos que a doação atenderá os menos desprovidos, o CRAM fará uma ampla divulgação dos critérios, que ainda estamos definindo, mas já estão decididos os seguintes pré-requisitos:
  1. O local da instalação deverá ter a distância mínima de 120Km de qualquer outro repetidor de radioamador;
  2. Os requerentes deverão formar um grupo com um número mínimo de radioamadores devidamente licenciados e que possuam rádios para operação em VHF, além de se responsabilizem pela manutenção da mesma;
  3. O grupo formado se encarregará de providenciar local adequado, antenas , fonte e cabos para a instalação no caso de ser contemplado.
Após uma análise criteriosa das propostas dos interessados, os dois grupos que atenderem os requisitos e beneficiarem um maior grupo de colegas, recerão uma repetidora cada um.
Em breve postaremos aqui no site do CRAM os critérios definitivos para a avaliação de propostas. Fiquem atentos.

A intenção do CRAM é possibilitar o povoamento da faixa de VHF em regiões onde essa banda ainda não é utilizada, expandindo assim um opção a mais para os radioamadores que vivem em regiões mais isoladas. E também levar conhecimento técnico ao grupo responsável, compartilhando informações que obtivemos nesses anos todos mantendo nossos repetidores.

As propostas ou manifestações de interessados em formar grupos para requerimento da doação, bem como sugestões de aperfeiçoamento dos critérios, devem ser enviados à nós com as seguintes informações:
  1. Nome do Grupo
    Escolher um nome qualquer pelo qual esse grupo será referenciado durante o processo. (Ex. Grupo de Radioamadores de Americana, Grupo Radiante de Nova Odessa, etc);
  2. Integrantes do Grupo
    Indicativo e nome dos integrantes do grupo, bem como o telefone para contato de um responsável;
  3. Localização
    localização e altitude do local onde se pretende instalar a repetidora. (Ex: Morro do Macaco, 980m, Porto Ferreira-SP);
  4. Razão
    Uma explanação realista a fim de nos convencer de que seu grupo é merecedor da repetidora. Quais benefícios e quantos radioamadores seriam beneficiados em sua região. E qualquer outro argumento que achar válido mencionar.
Enviar propostas para repetidora@cram.org.br
Não perca tempo! Se sua cidade está numa região que atenda aos requisitos e sempre desejou uma estação repetidora nela, essa é uma oportunidade única de fazer parte de um dos Clubes mais ativos de VHF/UHF do estado de São Paulo.

Suas propostas serão avaliadas e discutidas por:

PU2LAA – Junior – Presidente
PY2ADN – Adinei – Diretor Social/Organizador do Encontro
PY2JF – João Roberto – Vice-Presidente/Diretor Técnico


 
Para saber mais sobre os detalhes de como manter uma repetidora, bem como detalhes de instalação, ouça a entrevista do QTC Brasileiro com PY2JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário